CBX 250 Twister

É uma Motocicleta fabricada pela Honda no Brasil. Mais conhecida apenas como Twister, a moto é um sucesso de vendas no Brasil, onde foi seu primeiro mercado.

A moto é fabricada desde 2001, foi concebida para substituir a CBX 200 Strada, que deixou de ser fabricada no ano 2003. Em 2006 ela sofreu algumas pequenas modificações estéticas. Acompanhe no histórico abaixo.
Esta motocicleta também é vendida na Argentina e no México, e também é exportada para alguns países da Europa, sob o nome de CBF 250, com pequenas modificações.

Índice

• 1 Especificações

o 1.1 Motor
o 1.2 Chassi
o 1.3 Dimensões/Capacidades
o 1.4 Sistema Elétrico

• 2 Historia

o 2.1 Ano 2001 e 2002
o 2.2 Ano 2003
o 2.3 Ano 2004
o 2.4 Ano 2005
o 2.5 Ano 2006
o 2.6 Ano 2007
o 2.7 Ano 2008

• 3 Tuning

o 3.1 Estética
o 3.2 Funcionais
o 3.3 Performance

• 4 Ligações Externas

Especificações

Motor

• Tipo: DOHC, monocilíndrico, 4 tempos, arrefecido a ar, com radiador de óleo
• Cilindrada: 249cm³ (centímetros cúbicos, ou mililitros)
• Potência máxima: 24 cv a 8.000 rpm
• Torque máximo: 2,48 kgf.m a 6.000 rpm
• Transmissão: 6 velocidades (1-N-2-3-4-5-6)
• Sistema de partida: Elétrica

Chassi

• Tipo: Berço semiduplo
• Suspensão dianteira/curso: Garfo telescópico/130 mm
• Suspensão traseira/curso: Monoamortecida/100 mm
• Freio dianteiro/diâmetro: A disco hidráulico/276 mm
• Freio traseiro/diâmetro: A tambor/130 mm
• Pneu dianteiro: Pirelli MT75 100/80 - 17 M/C 52S (sem câmara)
• Pneu traseiro: Pirelli MT75 130/70 - 17 M/C 62S (sem câmara)
• Rodas: De liga leve, fundida em alumínio

Dimensões/Capacidades

• Tanque de combustível: 16,5 litros (reserva 2,5 litros)
• Óleo do motor (total): 1,8 litro
• Comp. x larg. x alt.: 2.031 x 746 x 1.057 mm
• Distância entre eixos: 1.369 mm
• Distância mínima no solo: 162 mm
• Altura do assento : 782 mm
• Peso seco: 139,7 kg

Sistema Elétrico

• Ignição: CDI (ignição por descarga capacitiva)
• Bateria: 12 V - 6 Ah (selada)
• Farol: 35/35W - lâmpada halógena (Na CBF 250 Européia, a Lampada é de 55/60W)

Historia

Ano 2001 e 2002

Essas Twisters sairam em 3 cores:

• Vermelho metálico,
• Preta,
• Azul metálico claro.

O adesivo do tanque é o que tem escrito "TWISTER". Nas Twisters AZUL e VERMELHA, o adesivo é PRETO E CINZA, e na Twister PRETA, o adesivo é avermelhado. A asa do tanque e a rabeta não tem adesivos diferentes, apenas o nome "Honda" na asa. As rodas e o motor são na cor CINZA OPALESCENTE, assim como o triangulo lateral. Essas são da primeira safra das Twisters. Elas já vinham de fábrica com o problema no amortecedor trazeiro (que causa o Kick-back), com a fenda de óleo da biela com pouca vazão (ocasiona desgaste prematuro e até travamentos no motor), e com o tensor da corrente de comando problemático (dura pouco e começa a bater corrente de comando com menos de 10.000 KM). Algumas vieram com o painel defeituoso também, que não era muito bem vedado e entrava água ao lavar a moto ou em dias chuvosos.

Ano 2003

Essas Twisters sairam em 3 cores:

• Vermelha,
• Preta,
• Verde.
O adesivo do tanque é o mesmo "TWISTER" das 2001 e 2002. Nas Twisters VERDE e PRETA, o adesivo é PRETO E CINZA, na Twister VERMELHA, o adesivo é avermelhado. A asa do tanque e a rabeta não tem adesivos diferentes. apenas o nome "Honda" na asa. As rodas e o motor são na cor CINZA OPALESCENTE, assim como o triangulo lateral. Nessa versão, eles corrigiram apenas o problema do amortecedor trazeiro. A biela e a corrente de comando continuam vindo com problema, mas a garantia cobria e resolvia o problema da Biela. A corrente continuava a vir com defeito, e mesmo as peças de reposição não eram de boa qualidade. Então um fabricante de peças paralelas (Plasmoto) desenvolveu um modelo que é mais eficiente que o original. O painel foi corrigido e agora não entra mais água.

Ano 2004

Essas Twisters sairam em 3 cores:

• Vermelha (Ferrari),
• Preta,
• Azul (Brilhante escuro).

O adesivo do tanque agora é o logotipo da Honda (aquela Asinha). Em todas as cores, todos os adesivos são na cor CINZA CLARO. A rabeta tem um adesivo "Twister"... Na Asa do tanque não tem absolutamente nada. As rodas e o motor são na cor CINZA OPALESCENTE, assim como o triangulo lateral. Nessa, o problema da biela foi corrigido, mas o velho problema da corrente de comando continua.

Ano 2005

Essas Twisters sairam em 3 cores:

• Vermelha (Ferrari),
• Preta,
• Prata.

O adesivo do tanque é o logotipo da Honda (como na 2004). Na vermelha e na preta os adesivos são todos da mesma cor (cinza claro), na Prata, todos os adesivos são pretos. A rabeta tem um adesivo "Twister"... Na Asa do tanque, tem um adesivo escrito "CBX 250 DOHC 4 VALVE", e não tem mais o adesivo do triangulo lateral. As rodas e o motor são na cor CINZA OPALESCENTE, assim como o triangulo lateral. O problema do tensor de corrente de comando continua.

Ano 2006

Essas Twisters sairam em 3 cores:

• Vinho,
• Preta,
• Prata.

O adesivo do tanque é o logotipo da Honda (aquela Asinha, igual nas 2004 e 2005). Na Vinho e preta os adesivos são da mesma cor (cinza claro), na prata, os adesivos são pretos. A rabeta tem um adesivo "Twister"... Na Asa do tanque, tem um adesivo escrito "CBX 250 DOHC 4 VALVE", e não tem mais o adesivo do triangulo lateral. As rodas e o motor são PRETOS, puxado para o grafite, mas o triangulo lateral continua sendo cinza. Nessa versão a moto foi reestilizada... o painel tem um fundo novo, a asa do tanque é mais pontuda e tem duas entradas de ar. A rabeta tem um novo desenho, com linhas mais retas, o escapamento tem um protetor perto do bacalhau. Aparentemente o problema da corrente de comando foi resolvido.

Ano 2007

Essas Twisters sairam em 4 cores:

• Vinho,
• Preta,
• Prata,
• Amarela

O adesivo do tanque é o logotipo da Honda (aquela Asinha, como nos 3 anos anteriores), e parte do logotipo da honda, para completar o adesivo da asa do tanque. Na Vinho e preta os adesivos são da mesma cor (cinza claro), na prata e na amarela, os adesivos são pretos. A rabeta tem um adesivo "Twister"... Na Asa do tanque, tem um adesivo escrito "CBX 250", e este é grande, ocupa quase toda a asa do tanque, e completa o adesivo do tanque. As rodas e o motor são na cor GRAFITE, mas o triangulo lateral continua sendo cinza. Nessa versão a moto tem as mesmas carcaças da 2006, modelo novo, com as linhas mais retas e design mais atual.

Ano 2008
Essas Twisters sairam em 4 cores:

• Vermelha,
• Preta,
• Cinza metálico,
• Amarela

O adesivo do tanque é o logotipo da Honda (aquela Asinha, como nos 3 anos anteriores), e parte do logotipo da honda, para completar o adesivo da asa do tanque. Na Vinho e preta os adesivos são da mesma cor (cinza claro), na prata e na amarela, os adesivos são pretos. A rabeta tem um adesivo "Twister"... Na Asa do tanque, tem um adesivo escrito "CBX 250", e este é grande, ocupa quase toda a asa do tanque, e completa o adesivo do tanque. As rodas e o motor são na cor GRAFITE, mas o triangulo lateral continua sendo cinza. Nessa versão a moto tem as mesmas carcaças da 2006, modelo novo, com as linhas mais retas e design mais atual.

Tuning

Uma das particularidades da Twister é a ampla variedade de acessórios disponíveis para personalização. Personalizações estéticas, funcionais ou mesmo de performance podem ser feitas, deixando a moto com uma identidade própria.

Estética

As personalizações estéticas podem ser de muitos tipos. São as mais comuns na Twister. Alguns exemplos de personalizações estéticas são:
• Carenagem Integral
• Spoiler de Motor
• Eliminador de Para-lamas
• Paralama esportivo
• Carenagem parcial
• Pintura de motor, rodas, bacalhau, chassis, mesa de guidon e/ou triangulo lateral.
• Troca das cores das luzes do painel

Funcionais

As personalizações funcionais mudam certas caracteristicas da moto, e permitem uma mudança estética porém com impácto na forma de conduzir a moto. Alguns exemplos são:

• Escapamento esportivo
• Aeroquip (Flexível de Freio)
• Espelhos retrovisores
• Lampada do Farol
• Luzes de pisca embutidas na lanterna traseira
• Luzes de pisca reduzidas ou com Leds

Performance

São preparações feitas no motor e partes relacionadas, a fim de obter uma melhor performance de acordo com a prioridade de uso (Maior economia, maior desempenho, maior durabilidade).
Exemplos:

• Kits de aumento de cilindrada (285, 293, 330, 360, 380)
• Preparação do Carburador
• Substituição do Carburador por outro maior (de Motos como XLX350, NX350 Sahara ou NX4 Falcon)
• Troca de escapamento por um menos restritivo
• Troca do filtro de Ar por um menos restritivo
• Alívio de peso da moto substituindo ou removendo peças desnecessárias a condução desportiva


Fonte

Honda Twister


Abraços

Well Lex
Motoqueiro Nomade

3 comentários:

Anônimo disse...

a twister 2003 eu tenho uma mas eu boto um litro e meio de oléo pode colocar assim ou nao,e eu quero saber se a corrente de comando dela é problematica resumindo o motor aguenta presao ou nao eu sou um cara que nao gosta de correr muito no maximo 80kh ela já tem 36 mil km rodados desse jeto vai durar muito porque eu comprei a pouco tempo e quero saber se fiz um bom negocio comprando ela se eu pilotar direitinho trocando o ólleo direito e nao andando rapido ela vai durar umbom tempo ou nao mas eu posso botar pra quebrar ou nao seja sinsero me dê um concelho de como cuidar dessa maquina direito valeu meu nome é iago.

Anônimo disse...

Ola Iago !
Comprei uma 2006 em agosto do ano passado e estou muitissimo feliz com ela. Ela roda macio e é super economica ! Fiz um curso na propria Honda e lá eles informaram que o nivel do oleo e muitissimo importante que esteja abaixo na linha de maximo da vareta com a moto na vertical (nao apoiada no descanso) e com a rosca apertada ate o fim. Quando troco o oleo tenho colocado 1,1 litros. Dê uma olhada se voce nao esta colocando muito oleo (pode danificar o motor). Um abraço

schettini disse...

Gostaria de saber a cor do chassi das 2008... Abraço schettini16@hotmail.com