Com motor de 4 cilindros, BMW K 1200R é para acelerar

O ousado design chama a atenção antes de subir na BMW K 1200R. Motor e quadro descobertos deixam a moto "nua". Na frente, os dois faróis assimétricos cobertos por uma pequena bolha são marcas da inovação alemã. As surpresas não param por aí. Basta despertar seu motor de quatro cilindros em linha posicionado transversalmente para que se perceba a alma esportiva dessa moto.

Derivado da esportiva K 1200S -- a primeira moto na história da BMW a usar essa arquitetura de motor -- o propulsor de 1.157 cm³ e quatro válvulas por cilindro é alimentado por injeção eletrônica e emite um grave som pela única saída de escape. Com refrigeração líquida, produz 165 cv de potência máxima a 10.250 rpm e oferece 12,9 kgfm de torque a 8.250 giros.

Na prática isso se traduz numa moto rápida nas acelerações e com velocidade final acima dos 250 km/h. Mas o motor potente, e aparente, é somente uma das qualidades da BMW K 1200R.

Os olhos não vêem

Apesar da ausência da carenagem, muita tecnologia está escondida nessa moto. A começar pelo conjunto de suspensões. Na traseira, o monobraço oscilante traz também o eixo-cardã, responsável pela transmissão final. Na dianteira, o revolucionário sistema "Duolever" da marca possui apenas um conjunto mola-amortecedor, isolando o guidão das oscilações, comuns no tradicional garfo telescópico. Para completar, tudo isso pode ser ajustado eletronicamente pelo simples toque de um botão no punho direito.

Trata-se do ESA (Eletronic Suspension Adjustment), que regula tanto a carga da mola como a compressão e o retorno, de acordo com o estilo de pilotagem -- esportivo, normal e conforto. O ESA aparece apenas na versão top de linha da K 1200R.

Os freios -- discos duplos de 320 mm na frente e disco simples de 265 mm atrás -- também contam com a ajuda da eletrônica. O sistema anti-bloqueio (ABS) garante frenagens seguras e progressivas.

Completando a parte ciclística, está o belo quadro de dupla trave superior feito em liga-leve e que tem o motor como parte integrante da estrutura. Em conjunto com as suspensões e os pneus esportivos sem câmara - 120/70-17 (dianteiro) e 180/50-17 (traseiro) - garante estabilidade para se acelerar à vontade e também bastante firmeza para se contornar curvas de maneira radical.

Pilotagem

Com tanta tecnologia e um potente motor, resta ao motociclista acelerar e aproveitar as qualidades da K 1200R. Assim como seu propulsor e seu quadro, a posição das pedaleiras deriva da sua irmã mais esportiva, a K 1200S. Porém o ângulo de cáster é menor, garantindo assim mais agilidade nas manobras e mudanças de direção.

A mesa de direção também é diferente, proporcionando uma posição de pilotagem mais ereta.

Na tocada, as diferenças ficam por conta da relação final um pouco mais curta, o que melhora a aceleração, porém reduz um pouco a velocidade final. Na prática, essa redução acontece até mesmo por parte do piloto que, no caso da K 1200R, tem de economizar no acelerador, uma vez que não conta com a proteção aerodinâmica da carenagem integral.

No "cockpit", o motociclista enxerga dois mostradores de leitura analógica -- velocímetro e conta-giros -- e uma pequena tela de cristal líquido, que traz informações de um pequeno computador de bordo, como temperatura do motor, autonomia, consumo, além da marcha engatada.

A versão top da K 1200R possui computador de bordo -- disponível apenas para as compras desse nível --, ABS, o sistema ESA e rodas esportivas. Tudo sair por R$ 79.500. A versão mais básica, Sport, sai por R$ 73.500.

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A versão top da BMW K 1200R sai por R$ 79.500

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Mesmo em altas velocidades, a moto tem boa estabilidade nas curvas

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O design é um dos atrativos da BMW K 1200R

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A potência máxima do modelo é 165 cv a 10.250 rpm

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O motor possui quatro cilindros em linha e leva a moto acima dos 250 km/h

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A BMW K 1200R vista de frente

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O velocímetro, conta-giros e a pequena tela de cristal líquido do computador de bordo


FICHA TÉCNICA BMW K 1200R (Top)

Motor: Quatro cilindros em inha, quatro tempos, 1157 cm³, quatro válvulas por cilindro e refrigeração líquida.
Transmissão: eixo-cardã com câmbio 6 marchas.
Potência máxima:165 cv a 10.250 rpm
Torque máximo: 12,9 kgfm a 8.250 rpm.
Diâmetro e curso: 79 mm x 59 mm. Taxa de compressão de 10,3:1.
Suspensão: Duolever na dianteira e monobraço (Paralever) na traseira ajustável eletronicamente.
Freios: disco duplo de 320 mm de diâmetro na dianteira e disco simples de 265 mm na traseira.
Medidas: 2.228 mm de comprimento, 856 mm de largura, 1.095 mm de altura e a altura do banco é 820 mm
Peso: 211 kg (a seco).
Entre-eixos: 1.580 mm.
Tanque: 19 litros (4 de reserva).
Preço: R$ 79.500.


Abraços

Well Lex

Motoqueiro Nomade