CB 600F HORNET

CB 600F Hornet

A Honda CB 600F Hornet Apesar de muitos classificarem-na como Naked, na Europa ela é considerada uma "Street Fighter", esta nova categoria enquadram-se motos sem carenagem, mas com motor derivado de motos carenadas, este nome (Street Fighter) surgiu quando apostavam-se quem chegaria primeiro em um determinado local na cidade, utilizavam-se motos muito potentes, muitas vezes Super-esportivas sem carenagens, para o caso de se cair não causar grandes prejuízos, daí uma briga de rua. Seu Motor de 4 cilindros em linhas, duplo comando de válvulas e 16 válvulas deriva da CBR 600F (ainda em linha na Europa). A Hornet, nasceu no Japão em 1998, seu nome vem do inglês, Hornet significa vespa, ela recebeu este nome devido a traseira elevada e gorducha. No final de 2004 a Moto Honda da Amazonia comecou a fabricar e comercializar este modelo no Brasil. A versão comercializada em terras brasileira trata-se da 2ª geração, enquanto na Europa já existe a 4ª geração, com um motor totalmente novo. Ao contratio do que muitos pensam, a CB600F Hornet nao e a sucessora da CB500. Apesar de cilindradas parecidas, sao motos completamente diferentes. A CB600F herdou o motor das CBR 600F, o que significa que a Hornet possui um motor 4 cilindros, em linha com 96 cv de potencia. Ja a CB500 possui um motor bi-cilindrico que desenvolve 52 cv de potencia. Isso significa que a CB600F e possui quase o dobro de potencia da CB500. A denominação "F" em seu nome indica uma moto para utilizar-se na cidade como em viagem, justifica-se pelo guidão alto, tornando a posição de pilotagem agradável. A CB 600F no requisito desempenho, atende as espectativas, possuindo um elevado torque e ótima velocidade final, (em torno de 220km/h real) a aceleração de 0 a 100km/h se dá em 3,8s, em se tratando de uma Street Fighter são excelentes números, no entanto, seu grande trunfo são os freios, a Hornet é equipada com duplo disco flutuante dianteiro e disco simples traseiro, ambos derivados da CBR 600F, o que na prática, proporcionam grande poder de frenagem. No entanto alguns defeitos ficam evidentes, como o bocal do radiador muito exposto e refluxo dos gases do escapamento. Suas Concorrentes nacionais são: Suzuki Bandit 650 e atualmente a FZ 600N da Yamaha. a Suzuki é mais clássica possui mecânica simples quando comparada coma Hornet, a Fazer 600, é mais potente (98cv) e possui maior torque (6,44) além de ser mais leve, (180kg) com motor derivado da YZF-R6, no entanto o que pesa a favor da CB 600F Hornet, são: O maior número de concessionárias do país, maior valor de revenda, motor mais linear ao crescer de giro, maior poder de frenagem, entre outros.


CARACTERÍSTICAS TÉCNICAS


MOTOR


Tipo: DOHC, 4 tempos, 4 cilindros, 16 válvulas, arrefecido a líquido

Cilindrada: 599 cm3

Potência máxima: 96,5 cv a 12.000 rpm

Torque máximo: 6,43 kgf.m a 9.500 rpm

Transmissão: 6 velocidades (1-N-2-3-4-5-6)

Sistema de partida: Elétrica


CHASSI

Tipo: Diamond

Suspensão dianteira/curso: Garfo telescópico/120 mm

Suspensão traseira/curso: Monoamortecida/127 mm

Freio dianteiro/diâmetro: Disco duplo Flutuante/296 mm

Freio traseiro/diâmetro: Disco hidráulico/220 mm

Pneu dianteiro: 120/70 ZR - 17 M/C (radial)

Pneu traseiro:180/55 ZR - 17 M/C (radial)

Rodas: De liga leve, fundida em alumínio


DIMENSÕES / CAPACIDADES


Tanque de combustível: 17,3 litros (reserva 3,5 litros)

Óleo do motor (total): 3,8 litro

Comp. x larg. x alt.: 2.100 x 738 x 1.070 mm

Distância entre eixos: 1.420 mm

Distância mínima no solo: 141 mm

Altura do assento: 790 mm

Peso seco; 181 kg


SISTEMA ELÉTRICO

Ignição: CDI (ignição por descarga capacitiva)

Bateria: 12 V - 6 Ah (selada)

Farol: 55/60W - lâmpada halógena

Abraços

Well Lex
Motoqueiro Nomade

5 comentários:

Jaime disse...

Suzuki Bandit, japanese quality and stability with a great design. I had the GSF1200N and it always impressed me how much the bike insurance was. for the power I would have thought you would need to pay more as you do with car insurance.

Well Lex disse...

Ola amigos....Traduzindo:

Suzuki Bandit, japonesa de qualidade e estabilidade com um grande projeto. Eu tinha o GSF1200N e sempre impressionou-me o quanto a moto era segura. Para o poder eu teria pensado que seria necessário pagar mais que você faz com o seguro automóvel.

Renato Barros disse...

Tenho uma Hornet 2007 laranja, adorei ela! Sempre quis ter um veículo que ultrapassasse os 200Km/hr. O único problema dela, é que bebe mais que o dono. No momento está fazendo a média de 10km/L. Qual é consumo médio dela?

Obrigado pela ficha técnica e sobre o histórico da CB600r. Abraços!

Renato Barros

rightchoice disse...

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Anônimo disse...

Tenho uma hornet 2014 uma moto muito boa tem computador de bordo abs anda muito faz 17 com um litro e muito boa para viagens médias tem um otimo ronco eu adorei mais não e moto pra trânsito esquenta muito e pesa bastante.