CB 600F HORNET

CB 600F Hornet

A Honda CB 600F Hornet Apesar de muitos classificarem-na como Naked, na Europa ela é considerada uma "Street Fighter", esta nova categoria enquadram-se motos sem carenagem, mas com motor derivado de motos carenadas, este nome (Street Fighter) surgiu quando apostavam-se quem chegaria primeiro em um determinado local na cidade, utilizavam-se motos muito potentes, muitas vezes Super-esportivas sem carenagens, para o caso de se cair não causar grandes prejuízos, daí uma briga de rua. Seu Motor de 4 cilindros em linhas, duplo comando de válvulas e 16 válvulas deriva da CBR 600F (ainda em linha na Europa). A Hornet, nasceu no Japão em 1998, seu nome vem do inglês, Hornet significa vespa, ela recebeu este nome devido a traseira elevada e gorducha. No final de 2004 a Moto Honda da Amazonia comecou a fabricar e comercializar este modelo no Brasil. A versão comercializada em terras brasileira trata-se da 2ª geração, enquanto na Europa já existe a 4ª geração, com um motor totalmente novo. Ao contratio do que muitos pensam, a CB600F Hornet nao e a sucessora da CB500. Apesar de cilindradas parecidas, sao motos completamente diferentes. A CB600F herdou o motor das CBR 600F, o que significa que a Hornet possui um motor 4 cilindros, em linha com 96 cv de potencia. Ja a CB500 possui um motor bi-cilindrico que desenvolve 52 cv de potencia. Isso significa que a CB600F e possui quase o dobro de potencia da CB500. A denominação "F" em seu nome indica uma moto para utilizar-se na cidade como em viagem, justifica-se pelo guidão alto, tornando a posição de pilotagem agradável. A CB 600F no requisito desempenho, atende as espectativas, possuindo um elevado torque e ótima velocidade final, (em torno de 220km/h real) a aceleração de 0 a 100km/h se dá em 3,8s, em se tratando de uma Street Fighter são excelentes números, no entanto, seu grande trunfo são os freios, a Hornet é equipada com duplo disco flutuante dianteiro e disco simples traseiro, ambos derivados da CBR 600F, o que na prática, proporcionam grande poder de frenagem. No entanto alguns defeitos ficam evidentes, como o bocal do radiador muito exposto e refluxo dos gases do escapamento. Suas Concorrentes nacionais são: Suzuki Bandit 650 e atualmente a FZ 600N da Yamaha. a Suzuki é mais clássica possui mecânica simples quando comparada coma Hornet, a Fazer 600, é mais potente (98cv) e possui maior torque (6,44) além de ser mais leve, (180kg) com motor derivado da YZF-R6, no entanto o que pesa a favor da CB 600F Hornet, são: O maior número de concessionárias do país, maior valor de revenda, motor mais linear ao crescer de giro, maior poder de frenagem, entre outros.


CARACTERÍSTICAS TÉCNICAS


MOTOR


Tipo: DOHC, 4 tempos, 4 cilindros, 16 válvulas, arrefecido a líquido

Cilindrada: 599 cm3

Potência máxima: 96,5 cv a 12.000 rpm

Torque máximo: 6,43 kgf.m a 9.500 rpm

Transmissão: 6 velocidades (1-N-2-3-4-5-6)

Sistema de partida: Elétrica


CHASSI

Tipo: Diamond

Suspensão dianteira/curso: Garfo telescópico/120 mm

Suspensão traseira/curso: Monoamortecida/127 mm

Freio dianteiro/diâmetro: Disco duplo Flutuante/296 mm

Freio traseiro/diâmetro: Disco hidráulico/220 mm

Pneu dianteiro: 120/70 ZR - 17 M/C (radial)

Pneu traseiro:180/55 ZR - 17 M/C (radial)

Rodas: De liga leve, fundida em alumínio


DIMENSÕES / CAPACIDADES


Tanque de combustível: 17,3 litros (reserva 3,5 litros)

Óleo do motor (total): 3,8 litro

Comp. x larg. x alt.: 2.100 x 738 x 1.070 mm

Distância entre eixos: 1.420 mm

Distância mínima no solo: 141 mm

Altura do assento: 790 mm

Peso seco; 181 kg


SISTEMA ELÉTRICO

Ignição: CDI (ignição por descarga capacitiva)

Bateria: 12 V - 6 Ah (selada)

Farol: 55/60W - lâmpada halógena

Abraços

Well Lex
Motoqueiro Nomade

4 comentários:

Motoqueiro Nomade disse...

Ola amigos....Traduzindo:

Suzuki Bandit, japonesa de qualidade e estabilidade com um grande projeto. Eu tinha o GSF1200N e sempre impressionou-me o quanto a moto era segura. Para o poder eu teria pensado que seria necessário pagar mais que você faz com o seguro automóvel.

Renato Barros disse...

Tenho uma Hornet 2007 laranja, adorei ela! Sempre quis ter um veículo que ultrapassasse os 200Km/hr. O único problema dela, é que bebe mais que o dono. No momento está fazendo a média de 10km/L. Qual é consumo médio dela?

Obrigado pela ficha técnica e sobre o histórico da CB600r. Abraços!

Renato Barros

Shahid Maqsood disse...

Like what you guys have going on here, what a great site. Im always on here seeing the latest news and updates. I have also two sites one is about scooter insurance and one is moped insurance

Anônimo disse...

Tenho uma hornet 2014 uma moto muito boa tem computador de bordo abs anda muito faz 17 com um litro e muito boa para viagens médias tem um otimo ronco eu adorei mais não e moto pra trânsito esquenta muito e pesa bastante.